RSS

Fotomontagens de Grete Stern reproduzem universo nonsense dos sonhos

Quem nunca se assombrou com as misturas nonsense que os sonhos são capazes de realizar? Não-raro nos vemos em locais inimagináveis em ações ainda mais inusitadas. Assim, não é à toa que a psicologia se debruça há décadas sobre esses elementos, tentando encontrar seus significados. 

No entanto, fora do campo da ciência, os 
sonhos causam inspiração e dão origem a trabalhos fascinantes como o da fotógrafa alemã Grete Stern, em exposição no Centro Cultural do IMS no Rio de Janeiro até 17 de janeiro, depois de passar pelo museu Lasar Segall, em São Paulo, no ano passado.


Stern estudou na Bauhaus e fugiu do nazismo, nos anos 30, para Buenos Aires. Ali, desenvolveu trabalhos fotográficos centrados na cidade e na etnia argentina, tendo registrado, por exemplo, os índios aborígines do norte do país. Foi através da técnica da fotomontagem, contudo, que Stern se consagrou, utilizando o onírico imaginário dos sonhos como ponto de partida.
Entre 1948 e 1952, a alemã ilustrou a coluna semanal “El Psicoanálisis le Ayudará” (A psicanálise o ajudará), da revista feminina "Idilio". O espaço reproduzia o sonho de leitoras e a interpretação para os fenômenos, efetuada pelo professor Gino Germani. 

As imagens compostas por Grete não só ilustram o texto do professor como afundam o leitor no reino fantástico dos sonhos. Em uma das montagens, é possível ver uma mulher que conversa com um homem com cabeça de lagarto. Há, ainda, um trem que se metamorfoseia em um animal, ou uma mulher aprisionada em uma garrafa. São imagens construídas com perfeição e inúmeros simbolismos, bastante alinhadas com as características dos sonhos.

Quem
não passar pelas terras cariocas até a metade do mês, pode ver os 46 trabalhos de Stern no livro/catálogo "Os Sonhos de Grete Stern: Fotomontagens" (IMS, 180 páginas). A edição também traz estudos sobre as obras e um artigo de autoria da própria fotógrafa sobre fotomontagens.

por Martha Lopes - 7 de janeiro de 2010

no rio de janeiro

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: